
'Crepúsculo', a série que conta a história da jovem Bella Swan e o vampiro Edward, está começando a figurar nas listas de mais vendidos publicadas em jornais e revistas do Brasil, o que nos revela mais um best-seller entre os tantos existentes.
O primeiro volume já vendeu aproximadamente 80 mil exemplares e "Lua Nova", segunda parte que chegou às livrarias recentemente, tem uma tiragem inicial de 100 mil exemplares. No mundo inteiro já foram 15 milhões de livros. Por outro lado, a série de J. K. Rowling já vendeu mais de 350 milhões de cópias. O que nos leva a crer que os motivos para tal diferença são dois: marketing e narrativa.
'Harry Potter' não só foi um fenômeno literário como também um exemplo de como o marketing pode ajudar a construir uma marca. A série tem vários produtos no mercado, além dos livros, que criam um clima de ansiedade pelo fim da história que favorecia o consumo. Porém 'Crepúsculo', chegou ao Brasil timidamente e já com toda a saga escrita em inglês. Spoilers acabaram estragando a saga. Não há atmosfera de curiosidade pelo fim que impulsione o consumo e nem uma gama de outros produtos associados à marca.
'Crepúsculo' tem uma narrativa feminina em primeira pessoa o que atinge, sobretudo, um público feminino, obtendo menos capacidade de diálogo com os leitores, enquanto 'Harry Potter' é de cunho mais universal.
O filme que será lançado em novembro, provavelmente, impulsionará a venda, mas ainda será pouco para ameaçar 'Harry Potter'.
NOTA: As informações comentadas aqui não possuem a intenção de denegrir ou privilegiar as séries, mas sim informar as relações e comparar ambas. Obrigado pela compreensão.
FONTE: SCARPOTTER
0 comentários:
Postar um comentário